quarta-feira, 15 de abril de 2015

Rota Romântica e Gramado!



Apaixonada por Gramado como sou, e visitante de carteirinha, muitos amigos me perguntam qual o melhor caminho para ir de Porto Alegre até Gramado. E, sem piscar, indico a Rota Romântica! 

imagem extraída de www.rotaromantica.com.br

É que, pela Rota Romântica, os turistas poderão desfrutar das belas paisagens da Serra Gaúcha, conhecer alguns vilarejos e um pouco da cultura européia presente no local, em razão da imigração alemã para a região, além de desfrutar um pouco da deliciosa culinária colonial, e, ainda, fazer comprinhas básicas de calçados, malhas, doces e sucos integrais (risos).



São, no total, 184km de estrada, que vai de São Leopoldo até Francisco de Paula, passando por alguns municípios, dentre elas Novo Hamburgo e São Leopoldo, pólos industriais da região, e Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, que, juntas, integram a Região das Hortênsias, nome dado em razão das lindas hortênsias que florescem a cada final de ano, deixando, neste período, a Rota ainda mais charmosa! 

Mas, saibam que em qualquer época a Rota Romântica é uma excelente opção, com temperatura média anual de 15º, e cujo clima subtropical possibilita a chegada de neve no período do inverno. “As estações são bem definidas, com a primavera florida, folhas em tons amarelados no outono, verão com clima ameno e o inverno muito frio, com neve nas cidades localizadas na parte mais alta da Serra Gaúcha. No inverno, os dias costumam ser ensolarados e ótimos para caminhadas e trekking” (http://www.rotaromantica.com.br/pt-BR/rota-romantica/clima). 


Mas, atenção! Para se deslocar por esta estrada, a/o motorista deverá ter muito cuidado, pois existem muitas curvas sinuosas no percurso. Assim, se dirigir requer atenção, neste deslocamento a atenção deve ser redobrada - e quadruplicada quando o inverno chega e, com ele, a serração. Por outro lado, a estrada é uma das melhores para se transitar no país, pois um tapete.

Agora, vejam vocês com seus próprios olhos a delícia que é esta região:

Foto tirada em junho de 2010 
foto tirada em setembro 2011

Foto tirada em novembro 2012

E, então, vale ou não vale a pena ir para Gramado pela Rota Romântica?

Para seguir a nossa dica, então, siga a seguinte rota: Aeroporto --> Novo Hamburgo --> Nova Petrópolis --> Gramado.

Olha o mapinha que encontrei no site "Rota Romântica":

mapa extraído de www.rotaromantica.com.br


É isso, galerinha!

Um beijo, e encontro vocês por lá!

Rebecca.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...